Receitas com baixo poder glicêmico

As receitas que possuem baixo índice glicêmico são indicadas para quem precisa manter a sua glicemia em um nível específico e também para quem deseja perder peso. Essas receitas consistem na adoção de alguns hábitos e alimentos ao seu cardápio. Você não está deixando de comer algo, mas sim o substituindo por uma opção mais saudável e menos calórica.

A dieta do baixo índice glicêmico é muito indicada para quem deseja emagrecer, mas não quer passar fome e nem ter muita dificuldade para resistir às tentações. Não existem receitas específicas que possuam baixo índice glicêmico, apenas aquelas que você realizar com os alimentos dessa categoria. Veja algumas opções para todas as refeições do seu dia.

Receita com alimentos livres

Essa não é uma receita propriamente dita, mas sim alguns exemplos de alimentos que você pode incluir no seu cardápio para ter uma refeição melhor, através de alimentos com baixo índice glicêmico. Você até pode misturar alguns desses alimentos, formando um novo prato.

poder-glicemico

Receitas com baixo poder glicêmico. Imagem:divulgação

Você pode fazer em casa conservas de legumes com vinagre, sucos light (ou detox). Esses sucos são feitos com frutas, legumes e verduras que possuem a função de desintoxicar o organismo. Boas opções de alimentos também são os aspargos, o palmito e as gelatinas diet.

Acesse e saiba mais informações: Sucos detox – Receitas para desinchar

Alimentos indicados para seus lanches diários

Os lanches diários são feitos na parte da manhã e também na tarde. Eles são refeições pequenas que servem para dar ao organismo o nutriente que ele precisa e para lhe manter saciado. Você pode optar por tomar alguns sucos light ou ainda ingerir alguma fruta, como banana, pêssego, maçã, pera ou ameixa. Uma boa opção também é um iogurte.

baixo-poder-glicemico

Alimentos com baixo poder glicêmico. Imagem:divulgação

Uma boa receita nessas horas é a mistura de frutas com iogurte, leite ou aveia. Você pode fazer uma vitamina e deixar pronta para o lanche da manhã e da tarde.

Receita para as refeições principais

Na hora de escolher os alimentos para criar a sua receita na refeição principal você deve tomar muito cuidado. Uma carne errada pode fazer o maior estrago na sua dieta ou na tentativa de levar uma vida mais saudável. Você deve sempre optar pela carne mais magra, como o peixe e o frango, além de preferir arroz integral, feijão, lentilha e vegetais.

poder-glicemico

Alimentos com baixo poder glicêmico. Imagem:divulgação

Evite as frituras, os molhos e também os refrigerantes. Prefira sempre água, limonada ou sucos naturais. No jantar você deve pegar ainda mais leve e ficar apenas na carne magra e na salada.

Acesse e saiba mais informações: Versões de brigadeiro sem lactose

O que comer na ceia?

O jantar deve ser feito no máximo até as 21h30 todos os dias, mas as pessoas costumam se deitar mais tarde do que isso. É por esse motivo que existe a ceia, uma refeição pequena realizada somente se o indivíduo está com muita fome.

Se esse for o seu caso você deve seguir a lista dos lanches: prefira ingerir iogurtes light, copos de sucos light, queijo branco com geleia diet, leite e achocolatado, ou até mesmo um chocolate livre de açúcar.

poder-glicemico

Alimentos com baixo poder glicêmico. Imagem:divulgação

Não é indicado que você coma durante a madrugada, mas também não é proibido, principalmente se o seu objetivo aqui não é emagrecer. Se a forma resolver aparecer de madrugada, opte pelos alimentos “livres” citados no início. Você deve sempre apostar em receitas com os alimentos citados aqui, crie suas próprias experiências com o que você pode comer.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são indicados para todas as pessoas, independentemente da idade, sexo e cor. No entanto, devido ao organismo de cada um, uma refeição dessa forma pode levar a falta de glicemia no sangue. Tome cuidado e procure o médico sempre que houver efeitos colaterais.